É, tá faltando alguém do FF VII, deve ser intriga da oposição.


Bem, para quem acompanha a série Final Fantasy desde os primórdios, inevitavelmente acaba notando uma queda abissal na qualidade da mesma, ou ao menos deveria notar. Por que? Bem, vou tentar explicar os porquês nesse artigo.

Primeiramente gostaria de dizer que como muitos outros, eu também comecei a jogar Final Fantasy com o mais popular de todos, no caso o afamado Final Fantasy VII. Não, eu não sou um "FFVII-Tard", confesso que gosto muito dele, mas não o tenho como o melhor (talvez o melhor da era 32 bits). Voltando ao assunto em questão, citarei alguns pontos que me fazem ver essa tal decadência na série.

Durante os anos da série, a equipe de criação já foi composta por profissionais de peso como: Hironobu Sakaguchi que ora esteve na direção (FF I ao V), produção (FF VI, VII e IX) e produção executiva no FF VIII, Nobuo Uematsu compositor de praticamente toda a série, Yoshitaka Amano responsável pelo design artístico até o FF VI, sendo substituido pelo andrógino Tetsuya Nomura que foi responsável pela "Nomurização" de alguns muitos personagens da série, dentre outros excelentes profissionais. Com o decorrer dos anos foi-se tendo uma crescente popularização da série, mas foi só com a sétima versão que a série teve o seu devido reconhecimento mundial, e foi a partir daí que a queda livre começou.


Sério, como alguém pode respeitar ele/ela?


Assim como no ramo do "show business", a popularização de algum produto pode levar a qualidade do mesmo para as "cucuias". Quem aqui não já viu a sua banda predileta se transformar em algo meramente comercial e sem qualidade? Ou mesmo aquele seu jogo favorito ir parar nas telonas da forma mais desastrosa possível? (Hello, Uwe Boll!). Esse mesmo efeito "mamãe-quero-agradar-a-todos" aconteceu com Final Fantasy, chegando a criar alguns absurdos como Final Fantasy X-2, ou até mesmo ter se aproveitado do nome da franquia e inclusive da numeração para criar o FF XI que nada mais é do que mais um MMORPG (até hoje eu penso: WTF?), inclusive, o décimo segundo jogo da série tem como sistema de batalha, ora vejam só, um "Q" de MMORPG, e para finalizar com chave de ouro, a mesma gafe do FF XI se repetirá na mais nova versão que virá, no caso, o FF XIV. Já deu para notar que eu não sou muito fã dessa categoria, né? Porém, a minha queixa não se dá unicamente pela nomenclatura, mas sim pelo aproveitamento comercial descarado que fez com que utilizassem o nome sequencial em vez de uma atitude mais justa com o consumidor, que seria criar apenas um Spin-Off.

No quesito história, que eu considero um item importantíssimo para um JRPG, a decadência também é gritante, já no oitavo jogo da franquia podemos ver uma mudança radical, temos agora uma história meio novela global que mesmo assim ainda se salva pelas excelentes músicas e um plot convincente (apesar de focar muito no "Romancè" de Squall e Rinoa). Temos então outros fiasco como protagonistas como o "imbecilóide" Tidus do FF X (tive que procurar no google por não lembrar do nome dele. SÉRIO) e o apático e não menos "imbecilóide" Vaan do FF XII. Até na qualidade musical a franquia sofreu bastante se comparado aos jogos do passado. O próprio FF X tirando uma música ou outra, sofre por não ter aquele espírito que todo Final Fantasy tem (Tá, "To Zanarkand" é linda, eu sei.)

No final, a impressão que dá é que quanto mais sucesso algo faz, mais esse algo tende ao fracasso (Salvo raras exceções). Quer jogar um FF com cara de FF? Jamais ultrapasse a barreira dos 32 bits. Pronto, podem começar a sessão de apedrejamento.