Sou um eterno apreciador de uma boa música, e nada mais justo do que uma boa música para acompanhar alguma mídia áudio visual. E é impressionante como uma boa trilha sonora pode ditar a qualidade do produto final. Peguemos por exemplo dois animes atuais: One Piece e Bleach. Do lado dos piratas temos uma trilha sonora orquestrada do maior bom gosto, músicas que se encaixam perfeitamente com os mais variados momentos da série, do outro, bem... para começar temos como tema principal do protagonista: Number One. E isso foi só um pequeno exemplo como uma obra áudio visual pode ter a sua qualidade alterada em decorrência de sua trilha sonora.

No ramo dos jogos também temos excelentes trilhas sonoras compostas pelos mais célebres profissionais, como: Nobuo Uematsu (Final Fantasy), Yasunori Mitsuda (Chrono Trigger, Xenogears) , Koichi Sugiyama (Dragon Quest), Hitoshi Sakimoto (Final Fantasy Tactics), Kōhei Tanaka (Alundra), Michael Salvatori e Martin O'Donnell (Halo), Koji Kondo (Super Mario), dentre muitos outros. Para quem conhece os jogos supracitados, sabe que as músicas se encaixam perfeitamente com os mesmos. Já em Final Fantasy XII por exemplo, apesar de ter Hitoshi Sakimoto como compositor, a trilha sonora parece grandiosa demais para um jogo que não acompanha a sua qualidade.

Na indústria cinematográfica então, podemos citar inúmeros compositores de renome, mas não me tornarei repetitivo, quero mencionar apenas um em especial: Hans Zimmer. Basta olhar para a filmografia da qual o mestre "HZ" participou, que você notará uma estranha coincidência, uma boa parte deles são de altíssima qualidade, dentre eles: O rei leão, O gladiador, Piratas do Caribe, O último samurai, Batman - O cavaleiro das trevas, são só alguns. Coincidência? Eu não acredito nelas, acredito que o trabalho musical tenha servido para torná-los épicos.



O Mestre


Uma última citação vai para o criador da trilha sonora de Lost, que mesmo que a série tenha terminado de forma desagradável para alguns e perfeita para outros, um fato que não pode ser contestado é o trabalho excepcional do Michael Giacchino, que nos trouxe uma qualidade musical que, até então, eu não lembro de ter visto em outra série televisiva.