Já faz um tempo que queria ressuscitar esse meu querido e falido Blog, mas faltava empolgação para falar sobre algo realmente interessante. Quem o acompanha desde o seu nascimento, em meados de 2007, sabe que desde a sua criação até os dias atuais "A Rapadura Dura" sofreu várias mutações até se tornar o que é hoje, uma espécie de Frankenstein sem uma cara definida, uma colcha de retalhos, por assim dizer. Comecei com o intuito de ser apenas mais um blog de comédia e humor fácil, até assumir que queria escrever sobre assuntos que me agradavam, até eu ser sugado por completo pelo ritmo trabalho/faculdade e perder a chance de escrever mais por aqui.

Pois bem, finalmente me veio a cabeça um assunto que achei pertinente compartilhar com vocês, nobres e fiéis leitores. Falarei sobre um assunto que todo mundo entende, em menor ou maior grau, falarei sobre nós mesmos, os seres humanos e as nossas particularidades enquanto pensadores (ou em alguns casos, peso para papel, né?).

Durante esses meus 26 anos de vida, entrando em discussões sobre os mais diversos assuntos, tanto na internet quanto de corpo presente, cheguei a seguinte conclusão: Uma grande parcela da humanidade opta pela mediocridade, opta pela informação mais fácil sem pesquisa ou contestações, em geral, as pessoas optam por pensarem o mínimo possível.

Quem nunca passou pela situação em que você começou a expor a sua opinião aprofundada sobre determinado assunto e se deparou com a cara de "tio, comi limão" do interlocutor? Esse tipo de atitude me parece um subterfúgio das pessoas que desejam fugir léguas de qualquer ideia que vá contra as suas próprias pré-concepções. Daí nascem os engessadores de pensamentos que perseguem os seres de mente pequena, como por exemplo a frase feita de que "Religião, futebol e política não se discute", ao que me pergunto: O que torna um assunto não discutível? A resposta para mim é clara. O que torna um assunto não discutível não é o assunto em si, mas a indisposição das outras pessoas que, talvez no intuito de preservar "aquela velha opinião formada sobre tudo", esquecem que além do preto e do branco, também existem as outras cores.

Vivemos em um mundo onde impera a lei do menor esforço, se você ousa expor o seu ponto de vista que vá de encontro contra o senso comum, facilmente você é taxado de inúmeros atributos negativos, tais como: sabichão, lunático, prepotente, dentre outros. Como se pensar diferente fosse um crime inafiançável digno de apedrejamento, onde ou você segue o rebanho e pensa como todos, ou tende a ser subjugado por determinados grupos de pensadores preguiçosos, quando pensadores, vale salientar. A maioria das pessoas se contenta em assistir aos Jornais televisivos, ler as suas revistas patrocinadas favoritas e tomar todas as informações como verossímeis, sem ao menos "ligar o filtro" do olho crítico e ver se a informação que estão absorvendo tem algum fundamento, e em uma discussão, esse mesmo tipo de pessoa vai defender com unhas e dentes esses conhecimentos - por assim dizer - adquiridos nas mídias de massa, e nenhuma informação externa, a qual essa pessoa tenha conhecimento, será útil, visto que essa pessoa simplesmente irá ignorá-la.

Portanto, amiguinhos, abram as suas mentes, não deixem as suas opiniões padecerem no Limbo da superficialidade. Muito mais do que um: "Parabéns Obama, até que enfim o Osama teve o destino que merecia" opte por pesquisar o verdadeiro intuito dessa campanha da "Guerra ao Terror", você acabará por perceber que por trás do suposto assassinato do ex-terrorista mais procurado do mundo, têm muita coisa mal contada desde o 11 de Setembro, por exemplo. Exemplifico dessa forma, pelo tema ser atual, mas isso se aplica a tudo, pare, pense, observe e tire as suas conclusões, mas evite ao máximo engolir informação sem antes averiguar se a mesma não tem um "Quê" de má intenção. Lembrem-se dos ensinamentos do, já consagrado, ET Bilú: "Busquem conhecimento!".

E o poder é de vocês!