Bem, esse artigo é bem aquém do que já foi postado aqui até então. Mas como de qualquer forma esse blog anda parado, e a intenção dele é compartilhar coisas que são de meu interesse, tendo humor ou não, acredito que seja um texto válido. Sem mais delongas, vamos para ao que interessa: O artigo.

Antes de mais nada, me responda: Você assistiria a um desenho que tenha como personagem principal esse carinha da foto abaixo?





Se a resposta for sim, muito bem, continue lendo o texto e conheça mais sobre essa obra, porém, se a resposta for não, leia até o fim e talvez você mude de opinião. (Obs: O texto pode ser um pouco longo, mas vale a pena lê-lo)

Tudo começou em meados de 2004 (eu acho), estava eu em um evento de animes, que não me recordo qual era, aqui em minha cidade (para quem não sabe moro em Fortaleza) e durante uma apresentação de um AMV mostrando várias cenas de vários animes distintos, uma coisa me chamou a atenção, ao passar umas breves cenas de um anime com personagens bem caricatos e com um traço aparentemente beirando o tosco, a multidão otaku nerd gritava em euforia, destacando bem a importância daquela obra, talvez até mais do que o clássico DBZ. Até aquele momento, nunca nem tinha ouvido falar de One Piece, mas foi só em 2005 que tudo começou.

Estava eu, vagando pelos vários sites que distribuiam animes em torrent, quando me deparei com o, até então, desconhecido One Piece, dei uma breve olhada nos comentários dos usuários e eles me animaram bastante. Resolvi então baixar o primeiro episódio para ver o que me aguardava, e meus caros, foi a melhor decisão que eu fiz. Naquele momento eu já vinha acompanhando Naruto, que naquela época eu ainda considerava um bom anime, hoje em dia só acompanho o mangá semanal. Daqui em diante falarei sobre do que se trata One Piece e intercaladamente sobre a minha experiência com o mesmo.

A premissa não poderia ser mais simples, Gol D. Roger era o rei dos piratas, e nos seus últimos momentos antes de ser executado pela marinha ele anuncia que deixou um tesouro escondido nos confins dos mares denominado One Piece, desencadeando assim a grande era dos piratas, reacendendo assim o desejo de vários piratas de assumir o posto de rei dos piratas. No início temos uma pequena diferença entre o anime e o mangá, no anime já somos apresentados ao protagonista da série, Monkey D Luffy, em seus 17 anos já a procura de sua tripulação para navegar até a grande rota e assim chegar até o One Piece e se tornar o rei dos piratas, já no mangá, primeiro nos é mostrado o pequeno Luffy em seus 7 anos de idade antes de partir para os mares. Isso tem pouca relevância, já que em determinado momento, tanto o mangá quanto o anime seguem a história de forma praticamente idêntica.

Com um 'plot' tão simplório como esse é difícil acreditar que existam tantos fãs de One Piece, ou mesmo que o próprio esteja sempre a frente no Japão como mangá mais vendido, mas não tem como não ser, o mestre Eiichiro Oda, criador de One Piece, não brinca em serviço. A história de One Piece segundo os planos de Oda, era para durar apenas 5 anos, mas como o mesmo se apaixonou pela sua obra, resolveu prolongar a série por mais anos, mas não se engane, ele já disse em entrevista que desde o começo já tem um final preparado, e que não o mudará de forma alguma, ou seja, tudo que estiver entre as pontas é lucro (Tanto para ele quanto para os leitores :D ).

Como as duas obras anime/mangá são bastante parecidas, falarei apenas sobre o anime, apesar de aconselhar veementemente que você deguste das duas obras.


*************************

História:

Como já foi dito acima, a história gira em torno de Luffy, que desde os seus 7 anos (ou até antes) deseja ir aos mares e se aventurar como um pirata, já que ele tem como uma espécie de ídolo, Shanks: O Ruivo, um pirata que já possui a sua grande tripulação e um navio pomposo. Luffy até tenta ir com Shanks para o mar, mas o mesmo diz que ele ainda não está preparado, e que quando ficar mais forte poderia seguir mar adentro, até por que o pequeno Luffy nem sabe nadar, e que logo após comer acidentalmente a fruta do diabo Gomu-Gomu no Mi, acaba ganhando propriedades de borracha e adquirindo também a maldição que todos usuários das frutas do diabo possuem de se tornar um peso morto ao cair no mar. Após longos 10 anos, finalmente o pequeno Luffy parte para os mares, e é aqui que essa história épica começa.

A bem da verdade, One Piece passa a ser realmente épico a partir dos episódios 90 em diante. Não que antes disso seja descartável, mas é só a partir daí que o bando dos Chapéu de Palha ganha um destaque mundial, mas antes disso, na apresentação de cada novo tripulante, temos sim, histórias emocionantes explicando o passado de cada um deles e os seus sonhos. Apesar de One Piece ser recheado de clichês que muitos animes do estilo Shônen possuem, é impressionante como o Oda consegue nos passar sensações inigualáveis ao assistir a sua obra. Se One Piece se destaca dentre os demais animes, pode ter certeza que o fator máximo é o storyline do mesmo. É muito bom ver como o bando vai crescendo de acordo com que eles vão visitando novas localidades e vão ganhando reconhecimento pelos seus feitos, é sublime a forma como cada personagem tem as suas características bem definidas e vão evoluindo ao decorrer do tempo, e não posso deixar de mencionar o humor da série, que diga-se de passagem, é de muito bom gosto, mas não só o humor, como todas as emoções que você sentirá ao apreciar essa obra prima. Sério, você se pegará muitas vezes emocionado, empolgado ou sorrindo com as inúmeras cenas ímpares que só o mestre Oda é capaz de criar de forma magistral.


Nota: 10

*************************

Som:

Na parte de efeitos sonoros One Piece também dá um show a parte, contando com uma equipe técnica de primeira, nos deparamos com uma qualidade superior a muitos outros animes que estão espalhados por aí, inclusive em determinados momentos você perceberá sons bastante conhecidos da série mais Hypada de todas (Dragon Ball Z). Sim, assim como uma grande parte dos mangakás, o mestre Oda também é um grande fã do afamado Akira Toriyama.


Nota: 10

*************************

Música:

Definitivamente, outro ponto fortíssimo da versão animada é a trilha sonora, contando com todas as BGM's orquestradas, temos uma das melhores trilhas sonoras que eu já vi em um anime, sem contar que as músicas se encaixam perfeitamente com as inúmeras situações que ocorrem, que por muitas vezes farão você ficar com aqueles calafrios advindos de uma música certa no momento certo. Não posso esquecer também de comentar sobre as músicas de abertura e encerramento (nota: As músicas de encerramento só existem até o episódio 278), eu particularmente gosto de todas as aberturas e encerramentos de One Piece, todas são feitas por bandas japonesas conhecidas e competentes.


Nota: 10

*************************

Animação:

Talvez esse seja o fator que mais afugente as pessoas de One Piece. Contando com um estilo de traço bem caricato, que muitas vezes pode parecer ridículo aos olhos destreinados, as equipes de animação conseguem fazer um belo trabalho se aproximando bastante do que nos é mostrado na obra original (Mangá), com o decorrer do tempo em que o mestre Oda foi aperfeiçoando os seus traços, assim foi feito na versão animada, e isso é bastante evidente quando você assiste um episódio atual e depois assiste o primeiro episódio, por exemplo. Se o motivo de você desistir de One Piece for pelo simples fato de não ter gostado dos traços, deixe o preconceito de lado e simplesmente assista, garanto que com o seu devido tempo você se sentirá recompensado


Nota 9

*************************
História: 10
Som: 10
Música: 10
Animação: 9
Total: 9.75

Conclusão:


Aos que leram até o final, agradeço desde já a paciência. Espero que tenham gostado do texto, e se mesmo assim não tiverem se interessado, tudo bem, acontece nas melhores famílias :D. Porém, aos que se interessaram, ou mesmo os que não se interessaram, deixo aqui o primeiro episódio em Streaming:




*************************

Links interessantes:

One Piece Wiki (Informações sobre tudo de OP)
One Piece Gear 2nd (Comunidade do Orkut)
One Piece Box (Muito Bom pra colecionador)
One Piece Project (Animes Download)
4 frases do mestre Oda