Governo planeja concessão de 1 milhão de hectares de florestas
Áreas devem ser exploradas para produção sustentável de madeira e outros serviços.
Concessão faz parte do primeiro Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF).

O governo federal espera
abrir licitações ainda neste ano para a concessão de 1 milhão de hectares de florestas públicas, que poderão ser explorados pela iniciativa privada para produção sustentável de madeira e outros serviços ambientais. A meta faz parte do primeiro Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF), concluído na segunda-feira (9) pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e que agora segue para consulta pública por 15 dias.

O diretor do SFB, Tasso Azevedo, disse à reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" que a estimativa é que
as concessões produzam uma renda bruta de R$ 120 milhões por ano, com a criação de 8.600 postos de trabalho.

O cálculo é baseado numa produção estimada de 610 mil metros cúbicos de madeira em tora e 670 mil metros cúbicos de resíduos madeireiros, que poderão ser aproveitados como biomassa para a produção de energia.

Essa é a primeira iniciativa prática de implementação da Lei de Gestão de Florestas Públicas, publicada em março de 2006 e regulamentada um ano depois.

O mecanismo de concessões, apresentado como estratégia para combater os crimes fundiários e promover a exploração sustentável dos recursos naturais em terras federais, criou polêmica ao ser inicialmente interpretado como um plano de "
privatização" da Amazônia".

Segundo a assessoria do Ministério do Meio Ambiente,
a Lei de Gestão de Florestas Públicas proíbe a concessão para multinacionais. O texto prevê que as empresas "candidatas" sejam sediadas no Brasil.

**Mapeamento

Depois que o plano foi aprovado, o SFB mapeou todas as áreas de floresta pública da União. O cadastro inédito, divulgado na segunda-feira, identificou 193,8 milhões de hectares de florestas federais (equivalente a 23% do território nacional), incluindo unidades de conservação, terras indígenas e assentamentos. A maior parte (92%) está na Amazônia, principalmente nos estados do Amazonas e Pará.

Dentro desse mapa, foram identificados 43,7 milhões de hectares legalmente passíveis de concessão (excluindo-se terras indígenas, reservas extrativistas, parques nacionais e outras unidades de conservação). Na última peneira, restou 1 milhão de hectares que o governo quer licitar ainda neste ano.

A expectativa do governo - primeiro com a criação de áreas protegidas e, agora, com as concessões - é transformar as florestas em sistemas produtivos capazes de conciliar desenvolvimento econômico e conservação ambiental. "
É a economia da floresta que vai salvar a floresta", aposta Azevedo.

********************************************************

Na candidatura e re-candidatura presidencial petista, o assunto
que se comentava era a tal da privatização. De repente o maior
medo brasileiro surgia: A "PRIVATIZAÇÃO DA AMAZÔNIA".
Agora, pelas mãos dos mesmos que foram contra, esse assunto
ressurge, prometendo ser de melhoria para a população.
Não sei até onde tudo isso pode ser benéfico (ou não)
para o nosso país, mas aqui vai uma dica:

"Cuide do que é nosso, faça o seu dever de cidadão"




E tenho dito.